Bichectomia

Cirurgia bichectomia

Outros nomes

Remoção das bolas de Bichat

Indicações da bichectomia

A bichectomia é indicada inicialmente pela questão funcional a pessoas que mordem as bochechas, mas também para pessoas que não estão satisfeitas com o formato do rosto arredondado. A redução das bochechas promove o afinamento da face e a valorização da região malar (Maçãs do rosto) proporcionando o efeito ‘Blush”.

Pré-requisitos para fazer a cirurgia

Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clínica pelo profissional que executará a cirurgia, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas do paciente quanto ao procedimento.

Contraindicações para bichectomia

Pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

Como é feita bichectomia

Quando a bichectomia é feita sem associação a nenhum outro procedimento, a cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois as mucosas bucais tem uma melhor cicatrização e não deixam marca aparente. O procedimento é realizado na clinica com anestesia  local e com o protocolo do Doutor Jorge a cirurgia dura média de 20 minutos.

No entanto, caso alguma outra cirurgia que envolva uma incisão na pele esteja sendo feita, como o lifting facial, a bichectomia pode ser feita em associação. Nesses casos, quando a pele é levantada para que seja reposicionada, o especialista já aproveita e remove as bolas de Bichat.

Duração da cirurgia

O tempo de duração da cirurgia dependerá da experiência do médico e de quaisquer eventuais complicações. Mas a bichectomia dura em média 1 hora” Com o protocolo do Doutor Jorge a cirurgia leva cerca de 15 minutos em casos complicados no máximo 30 minutos.

Possíveis complicações da bichectomia

A região onde estão localizadas as bolas de Bichat está próxima de duas das ramificações do nervo do trigêmeo, o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o ramo mandibular (que acompanha o maxilar inferior). Assim como vários outros nervos presentes no rosto, o nervo do trigêmeo é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro. Caso o médico seja inexperiente e danifique esse nervo, o que pode causar inclusive uma paralisia facial.

Pré-operatório da bichectomia

Além da avaliação do profissional que deverá ser realizada e alinhada antes do procedimento, o paciente precisa estar bem alimentado para o procedimento, ou seja NÃO pode estar de jejum para realizar a bichectomia, não pode ter consumido bebida alcoólica nas ultimas 48h. Não há necessidade de exames pré operatórios a não ser que possua algum problema de saúde que não esteja controlado.

Pós-operatório da bichectomia

Após o procedimento é necessário utilizar uma faixa de compressão facial por 24h e realizar um repouso minimo de 48h dentro desse período a alimentação precisa ser liquida pastosa fria ou gelada, realizar bastante compressas, evitar esforço físico e exposição solar.
Atividades fisicas somente a partir de 15 dias.